Um bom conselho para que a terapia que você faz tenha efeitos ainda mais positivos é o de compreender que a sua saúde mental não é um departamento isolado do seu organismo. Em determinados tipos de terapia podemos encontrar o nosso equilíbrio químico, em outras, o equilíbrio mental e emocional para mudarmos as nossas formas de pensar, sentir, significar e agir. Mas, para colher esses benefícios, não podemos esquecer que o autocuidado também inclui outros aspectos que às vezes negligenciamos no nosso cotidiano.
Algumas dicas valem ouro:
Beba água!
Parece meio clichê, mas nosso organismo é composto de água em sua maior parte e, obviamente, precisa muito dela para o bom funcionamento dos seus sistemas. Beber água adequadamente melhora a concentração e a memória, aumenta nossa energia e sensação de bem-estar, reduz o estresse e previne a fadiga mental.
Alimente-se com o que te faz bem!
Tudo bem que a comida tem um valor cultural tão importante quanto o da nutrição em si. Mas lembre-se: o que você come e bebe tem impactos na saúde de modo geral e na qualidade da sua saúde mental em particular, seja de modo negativo quando há o consumo de toxinas como o álcool, tabaco, alimentos ultraprocessados ou positivos ao adotar uma dieta variada, equilibrada e natural. Inclusive, já estão comprovadas as ligações entre o intestino e o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso!
Exercícios físicos
Mexa-se. O tempo e o modo de exercitar-se você decide (com o devido acompanhamento de um profissional da saúde) dentro das suas possibilidades. Incluir atividades físicas tem efeitos positivos sobre a redução do estresse (liberação de endorfinas), melhora na qualidade do sono, do metabolismo e da eficiência do sistema imunológico. Também traz benefícios para a cognição e para a sensação de bem-estar geral.
E por falar em sono!
Dormir bem é fundamental. Por isso, deixe de lado as telas, evite alimentar-se muito tarde ou hidratar-se em excesso antes de dormir. Quanto menor a luminosidade e os ruídos, melhor para o sono! A necessidade de sono varia de pessoa para pessoa, mas a média de oito horas de descanso é considerada bastante satisfatória. Os benefícios do sono para a saúde mental relacionam-se com o humor (regulação da melatonina e serotonina), cognição (memória, concentração e aprendizagem) e fortalecimento das células de defesa do organismo. E você pensando que o sono só produzia os sonhos que você conta para o seu psicanalista!
Acesse a conteúdos exclusivos no nosso Canal Psicotias no YouTube e siga nosso perfil @canalpsicotias no Facebook, Instagram e X (Twitter).
Commentaires