top of page
psicotias

Tá tenso(a)? Isso é bom ou ruim?



Atualmente, se você perguntar às pessoas se elas estão muito tensas e precisam relaxar, a resposta (quase óbvia) será sim. Para muitos uma vida boa é uma vida na qual não tenhamos nenhuma tensão. Aliás, existe toda uma indústria que se dedica obsessivamente em nos oferecer alívios, mesmo que não percebamos que, com eles, mergulhamos ainda mais fundo no redemoinho de tudo que gera a própria tensão.


Mas a vida sem tensão é possível? A resposta é não. E podemos ir além. Sem uma dose adequada de tensão a própria vida correria o risco de perder sua força e possíveis sentidos. O problema, então, está na quantidade de tensão e no tempo que fazemos com que ela dure. Assim, vamos conhecer as vantagens e desvantagens da tensão em nossas vidas.


Vantagens:


A tensão nos impulsiona para a realização: podemos entender uma tensão como um estado de preparação que nos mobiliza a pensar, planejar, imaginar e criar o que precisamos para viver.

A tensão nos prepara para a realização: nosso organismo se prepara também para nos fornecer os recursos necessários para que tenhamos os estímulos, a força e atenção necessárias para fazer acontecer ou vivenciar o que nos espera adiante.

A tensão nos encaminha ao sentido da experiência: seja o resultado esperado ou não, uma dose saudável de tensão nos proporciona experimentar sentimentos importantes para o nosso amadurecimento.


Desvantagens:


A ilusão obsessiva de controle: se por um lado uma dose saudável de tensão nos prepara, achar que podemos ou devemos controlar todas as variáveis possíveis acaba gerando um estado emocional turbulento, podendo nos atrapalhar nas escolhas e vivências.

Ansiedade paralisante: Tensão demasiada quase sempre está associada a uma mente que investe uma imaginação exagerada nos possíveis aspectos negativos das experiências. Resultado? Insegurança, capaz até de nos impedir física, emocional e mentalmente de vivencia-las.

Estresse: Excesso de tensão não causa efeitos apenas no campo dos nossos pensamentos. Nossas emoções e nossos recursos biológicos caminham juntos. Portanto, o modo como lidamos com as pressões, o contexto das nossas relações e o que consideramos como padrões a seguir, podem nos levar ao limite da saúde.


É claro que a tensão em excesso não nos parece ser meramente um problema a ser resolvido pelo indivíduo. Nossa sociedade e suas relações, modos de pensar, agir e sentir e as condicionantes que podem produzir realidades extremamente desiguais e penosas, devem nos levar a uma reflexão humanista sobre como pretendemos continuar existindo.

46 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Fábio Lanati
Fábio Lanati
Sep 24

Tá tenso(a)? Isso é bom ou ruim?


Parabenizo o querido amigo pelo excelente texto. Texto que mostra muito equilíbrio e nos sugere uma boa auto-analise e reflexão.


De fato a tensão é parte inerente da vida cotidiana, e desafia a noção popular de que uma vida ideal é isenta de estresse. Doses adequadas de tensão é crucial para impulsionar a realização e o amadurecimento pessoal, preparando o indivíduo para enfrentar desafios e dando sentido às experiências. No entanto, há os perigos da tensão excessiva, que pode resultar em ansiedade paralisante, uma ilusão de controle e estresse prejudicial à saúde mental e física.


Fraternal Abraço,


Fábio Lanati


Edited
Like
bottom of page